Empregabilidade

As primeiras ações desenvolvidas junto à comunidade do Jacarezinho se deram, no final do ano de 2013. Apesar de não terem garantido uma continuidade em projeção imediata à época, esse primeiros passos foram decisivos para um projeto eficaz e de franco aperfeiçoamento.

​Tendo em vista o grande índice de desemprego e a baixa autoestima dos moradores, somado a poucas oportunidades qualificação profissional, a ONG Rio de Paz se debruçou sobre essa demanda. Em um levantamento participativo vindo dos próprios moradores da comunidade do Jacarezinho, obtivemos a resposta já vista em prática vivenciada:

  • Necessidade em capacitar e orientar profissionalmente, pessoas para inserção e reinserção ao mercado de trabalho;
  • Colaborar no desenvolvimento pessoal e profissional destas pessoas (conhecimentos, habilidades, atitudes, valores, pensamento crítico, argumentação e criatividade);
  • Incentivar a reflexão sobre adequação do profissional ao mercado de trabalho;
  • Questionar os pontos importantes da empregabilidade quanto ao atual contexto do mundo do trabalho;
  • Incentivar a reflexão que o morador de comunidade é um cidadão de valor no mercado de trabalho
  • Agregar parceiros que acreditam no potencial comunitário. Assim, evitar estigmas e estereótipo sobre moradores de comunidade, ampliando as oportunidades de emprego.
  • Vincular parcerias em Unidades Públicas (principalmente gratuidade nas unidades para obtenção de documentos pessoais)

Diante da situação vivenciada por moradores do Jacarezinho, e da necessidade de contribuir efetivamente com a comunidade na diminuição do alto índice de procura por emprego, é que teve início o projeto de empregabilidade.

 

 

Vale mencionar que devido ao expressivo abandono de políticas públicas na comunidade, o processo de articulação comunitária se fez necessário em atividades focalizadas em curso de adequação ao mundo do trabalho, que resultou na efetiva realização de cursos e palestras voltadas a qualificação profissional executada pela ONG Rio de Paz.

Confira as fotos: