Skip to content

Olá! Você quer saber o que estamos fazendo?

O Rio de Paz é uma organização composta por membros da sociedade civil que têm como objetivo principal amplificar a voz e dar visibilidade a todos aos quais o Estado brasileiro ignora seus direitos civis, políticos e sociais. 

Em um contexto de tantas violações é indispensável que pessoas e organizações atuem junto às instituições do Estado com a finalidade de influenciar a sociedade e o poder público na construção de políticas que quebrem as lógicas estruturais de desrespeito aos direitos humanos, o que ocorre diariamente em todo o país. 

A principal frente de atuação do Rio de Paz é o Advocacy. Suas manifestações públicas, que contam sempre com a ampla cobertura dos meios de comunicação nacionais e agências internacionais de notícia, aumentam o nível de conscientização social e exercem forte pressão política sobre o poder público.

Nossa missão

Ser agente de redução das violações de direitos humanos, mortes violentas e desigualdades sociais por meio de ações pacíficas e criativas que mobilizem a sociedade e poder público

Objetivos

  • Atuar como porta-vozes de uma parcela da sociedade que não tem força para reivindicar seus direitos.
  • Encorajar a sociedade civil a lutar contra a violação dos direitos humanos.
  • Exigir o respeito aos direitos constitucionais do cidadão.
  • Servir como meio de amparo e auxílio aos mais necessitados.
  • Pressionar o poder público a cumprir seu papel constitucional.

Receba as novidades do Rio de Paz!

Conheça a Nossa História

O Rio de Paz nasce em 2007. No final do ano anterior, 19 pessoas foram assassinadas na região metropolitana do Rio de Janeiro, numa ação orquestrada por detentos do presídio de Bangu. Oito delas foram queimadas vivas dentro de um ônibus que cruzava o Rio. Não havia mais como nos mantermos calados. Decidimos agir. 

Foram dois os sentimentos que deram origem ao Rio de Paz: compaixão pelos enlutados e indignação quanto à banalização da vida humana. 

A fim de romper com a inércia e mobilizar a sociedade civil foi fundado o Rio de Paz em janeiro de 2007. Em março do mesmo ano, realizamos manifestação pública que marcou a nossa história. Suas imagens foram percorreram o Brasil e o mundo. Em plena Praia de Copacabana, cartão postal da cidade, fixamos 700 cruzes alusivas aos homicídios ocorridos no Estado do Rio de Janeiro.  

Após dois anos, imersos na segurança pública, envolvidos no cenário de horror da insegurança, o Rio de Paz inicia seus trabalhos dentro da favela. Era preciso iniciarmos ações de forma estruturada em face à desigualdade, miséria e abuso de autoridade.

A favela tornou-se a morada do Rio de Paz. A vida do morador está no coração da nossa luta. Nesse mundo de exclusão, vulnerabilidade e privação nos enraizamos, estabelecendo nossa sede na favela do Jacarezinho.

A sua doação é muito importante para o Rio de Paz!

Conheça o Rio de Paz em minutos...

Conheça a Nossa Equipe

Estas são as pessoas responsáveis pelo Rio de Paz:

Antônio Carlos Costa 

Fundador e Presidente

Fabiano Rangel

Vice presidente

Lucas Louback

Coordenação de Projetos

Fernanda Vallin

Articuladora Rio de Paz – SP

João Luís Silva

Articulador Social

Janaina

Atendimento Comunitário

Marco Antônio

Atendimento Sistema Prisional

Share via
Copy link
Powered by Social Snap